Informe de Rendimentos
O Informe de Rendimentos é um documento que contém informações de suas receitas e impostos retidos na fonte, a auto retenção.
EFD-Reinf
EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) é uma novidade, que começou a valer em setembro de 2023. Ela é uma declaração que contém informações de retenção de tributos que precisa ser enviada mensalmente à Receita Federal.
DIRF
A DIRF é a Declaração de Imposto Retido na Fonte, que deve ser enviada para a Receita Federal no início de cada ano.
Antes de apresentar os motivos para não emitir o Informe de Rendimentos, é preciso explicar o ramo de atividade em que o Ton está inserido.
Ramo de atividade do Ton
O Ton é uma subcredenciadora conforme consta no Contrato de Credenciamento e Termos e Condições de Uso do Ton.
Quais são os serviços prestados por uma subcredenciadora?
- Captura, processamento, transmissão e roteamento de transações, mediante habilitação do cliente a aceitar os meios de pagamento;
- Administração e liquidação financeira do valor líquido das transações à Instituição domicílio do cliente.
Por que não emito o Informe de Rendimentos?
Por ser uma subcredenciadora, a auto retenção de impostos não se aplica às minhas atividades. Como não faço a auto retenção, não há necessidade de fornecer Informe de Rendimentos.
Por isso, caso você tenha a obrigação legal de envio da EFD-REINF para a Receita Federal, pode encaminhá-la normalmente, só que sem as informações relacionadas à Ton.
Mas e o Informe de Rendimentos da Conta Ton?
O IR da Conta Ton continua sendo fornecido ao final de cada ano. Esse informe pode ser utilizado nas declarações de imposto de renda de Pessoa Física e Pessoa Jurídica, de acordo com o documento cadastrado na conta.